Com as sementes verdes e secas sendo apenas moídas, obtém-se o chamado café verde, mais comumente disponibilizado para consumo na forma de cápsulas e comprimidos. Desse modo, como não se submete ao aquecimento do processo de torrefação, o produto mantém diversos princípios ativos de relevante utilidade para a saúde:

Queima de gorduras
O café verde possui maiores teores de cafeína que o grão torrado (café preto) para o preparo da bebida e, por isso, seu efeito termogênico é maior. Ou seja, sua capacidade de produzir calor e acelerar o metabolismo do corpo aumenta o consumo de gorduras, evitando que se depositem como reservas.
Inibição dos radicais livres
O café verde, por sua vez, é rico em substâncias antioxidantes, que desativam a ação dos radicais livres.
Redução do açúcar no sangue
Uma substância chamada ácido clorogênico está presente no café verde em valores duas vezes maiores que no café preto. Sua ingestão promove uma redução da quantidade de glicose absorvida pelo intestino, o que resulta em menores taxas desse açúcar no sangue. Trata-se de importante efeito nos casos de diabetes.
Além disso, ao limitar a utilização dos açúcares oriundos dos alimentos, o ácido clorogênico induz à utilização das gorduras armazenadas no corpo, a fim de produzir a energia necessária.
Aumento da disposição para atividades
Existe um neurotransmissor no cérebro chamado adenosina, que é responsável pela sensação de sonolência, desde o início de uma atividade até o extremo da exaustão. Ao longo do dia, em razão das horas despertas, essa substância vai se acumulando na química cerebral produzindo o cansaço e a vontade de dormir.
A cafeína ocupa o mesmo espaço da adenosina, impedindo que o efeito de sua acumulação seja percebido pelo cérebro. Desse modo, o consumo do café verde mantém o corpo desperto e disposto por mais tempo.
Desintoxicação do organismo
Em nosso fígado, as celulas são responsáveis pela produção de uma enzima importante GST (glutationa s-transfere-se), o café verde possui apreciáveis quantidades de cafestol e caveol. Essas substâncias atuam sobre a GST, estimulando sua atividade e auxiliando o fígado em sua rotina de limpeza e proteção do organismo.